City that never sleep

 New album release GUYS....



Synthwave (também chamado de retrowave ou futuresynth[3]) é um estilo musical que surgiu em meados dos anos 2000, influenciado por músicas e trilhas sonoras da década de 1980.[4][5]Um dos primeiros trabalhos do estilo veio com o EP Teddy Boy (2005), do artista francês Kavinsky (Vincent Belorgey).[6] Musicalmente, o synthwave foi fortemente inspirado pela new wave e trilhas sonoras de filmes, videogames e séries de televisão da década de 1980 e 1990. A partir de meados dos anos 2000, o gênero se desenvolveu a partir de várias comunidades de nicho na internet, alcançando maior popularidade no início de 2010. Compositores como John CarpenterVangelis e Tangerine Dream são frequentemente citados como influências. O estilo é principalmente instrumental, e normalmente contém elementos clichê dos anos 80 nas músicas, como baterias eletrônicas, "gated reverb", sintetizadores analógicos, tudo para se assemelhar com as trilhas e a ambientação daquele período, porém, o synthwave incorporou técnicas modernas de produção como compressão de cadeia lateral e também com uma mistura de gêneros modernos de música eletrônica como electro house.

Esteticamente, o synthwave ganhou uma perspectiva de retrofuturismo, sendo também chamado de retrowave, emulando cenas de ficção científica e ação dos anos 80. Exemplos de estéticas vistas em filmes e videogames são: F-ZeroIn TimeBlade RunnerDriveGrand Theft Auto: Vice CityHotline Miami e Far Cry 3: Blood Dragon.


O que é o remix

A expressão vem da música, com o trabalho dos DJs, que usam pedaços de músicas diferentes para criar novas. Esse tipo de trabalho começou a ser feito nos anos 70, quando tornou-se possível fazer pós-produção nas canções, ou seja, mexer nelas depois de gravadas.[2]

cultura do remix está diretamente relacionada à cibercultura que, entre outros fenômenos, cria mundos virtuais que "podem eventualmente ser enriquecidos e percorridos coletivamente. Tornam-se, nesse caso, um lugar de encontro e um meio de comunicação entre seus participantes", como diz Pierre Lévy no livro "Cibercultura".

Assim como Lessig, Lévy divide o mundo virtual entre o limitado e editado de forma fechada, como um CD-ROM e outro acessível por uma rede infinitamente aberta à interação, à transformação e à conexão com outros mundos virtuais, ou seja, tudo que está online. Trata-se de um "depósito de mensagens, contexto dinâmico acessível a todos e memória comunitária coletiva alimentada em tempo real", detalha Lévy.

As obras remixadas

A cultura de fragmentar, recombinar e transformar se estendeu a todas as partes da sociedade. Quando um estilista tem sua roupa copiada por uma loja em outro país, um fã de Harry Potter escreve uma história baseada na obra de J.K. Rowling[3], e alguém faz uma paródia de um filme sobre Hitler, substituindo o texto original por vários outros de deboche, o método do remix se consolida como uma maneira da sociedade homenagear, criticar e se expressar diante da indústria cultural tradicional. Um caso famoso é o dos fãs de Star Wars que fizeram um filme chamado "Revelations", de baixo orçamento, baseado na história criada por George Lucas. Curiosamente, o filme amador foi o mais "baixado" em 2005, ao invés do último Star Wars.[4]

Fan fiction

As fan-fictions são uma das expressões mais bem-sucedidas da cultura do remix. Elas nasceram da necessidade de leitores e espectadores em preencher expectativas em relação a livros, séries de TV e filmes. Com a popularização da internet, dos blogs, das comunidades e das redes sociais, qualquer pessoas do mundo pode "mudar" o rumo de suas histórias preferidas e "inventar" cenas e diálogos que não aconteceram na obra original.

Grafite

grafite éum exemplo da cultura do remix nas artes plásticas, por permitir que os artistas consigam interagir com o ambiente ao redor, pintando os muros públicos das cidades com spray. Os desenhos do grafite também costumam misturar cores, referências e diversos temas em apenas uma obra.

Software

  • Modification é é a adaptação criativa de um jogo liberado.[6] Na década de 2000 a indústria de videogames percebeu o potencial e deu suporte a criadores de mods com kits de modding.

RPG de mesa

Open games são jogos de RPG de mesa liberados por licenças que permitem que se possam fazer cópias ou criar obras derivadas de um jogo.

Sampler

Ver artigos principais: sampler e Música Livre
Símbolo da licença Sampling, uma licença extinta do Creative Commons

É um recurso musical de usar uma pequena parte da música de outro autor em outra canção, mas geralmente é feita com permissão de direitos autorais.

O sampler é muito popular na cultura hip-hop e na música eletrônica,[7] Grandmaster Flash e Afrika Bambaataa foram alguns dos primeiros artistas de hip-hop para empregar a prática de sampler.[8]


[9]

Por exemplo, a can "Talk", da banda inglesa Coldplay contém um trecho de "Computer Love", dos alemães do Kraftwerk.[10] A Creative Commons possuía duas licença para samples, mas elas foram consideradas incompatíveis, por não permitirem compartilhamento e uso comercial. [11]

Wikipédia

Na área do conhecimento, a Wikipédia é um exemplo da cultura do remix, por juntar contribuições de diversos autores no mundo todo, cujos artigos são baseados em livroshiperlinks e enciclopédias do mundo todo.

Compartilhamento de arquivos

Para utilizar uma música conhecida em um vídeo pessoal e postá-lo no YouTube, é obrigatório por lei pedir autorização ao compositor, intérprete, gravadora, produtor e qualquer outro que tenha direitos sobre a canção. No entanto, o surgimento do Napster mudou radicalmente o panorama da indústria fonográfica, disponibilizando arquivos musicais gratuitamente na rede. Apesar das batalhas legais que ainda se sucedem, a prática de baixar músicas é comum na cultura do remix.

Isso é consequência da digitalização de arquivos, um aspecto fundamental da cibercultura, como explica Lévy. A reunião de textos (escritos, imagens, áudios) em um único hipertexto é a tendência que a internet propõe, sendo uma espécie de museu em eterna mutação. Dessa maneira, as obras do mundo virtual são "obras-fluxo", "obras-processo" ou "obras acontecimento" que não se adequam a um armazenamento de museu, ainda considerado o tempo supremo da arte.

Questionamento da propriedade intelectual

Uma das razões para a regulamentação dos direitos autorais da lei é que os criadores recebam retorno financeiro pelo que investiram na produção do conteúdo. No entanto, com a popularização das câmeras, da banda larga e dos equipamentos de edição, os custos são cada vez mais baixos. Por isso, muitos teóricos defendem a descriminalização do compartilhamento livre de arquivos digitais.



Creative Commons

Ver artigos principais: Creative Commons e Licenças Creative Commons

Organização criada para que autores permitam que suas obras sejam compartilhadas e reutilizadas da maneira que eles desejarem.



Referências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog